terça-feira, 31 de março de 2009

O Ano Paulino na visão de D. Orlando Brandes

Refletindo sobre o ANO PAULINO com Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina-PR

O ANO PAULINO Reforçará o ANO Catequético
ANO PAULINO é ano de conversão. É um ano que vem dar impulso, motivação e um “salto missionário” para a Igreja em estado permanente de missão.
O ANO PAULINO PARA SER um encontro, um acontecimento, uma experiência. para ser verdadeiro e eficaz, deve nos levar a Leitura Orante da Bíblia. SOMENTE ASSIM, deixará de ser apenas uma teoria, uma doutrina e ajudará para um relançamento da iniciação cristã na catequese e na vida da Igreja.
A vida de Paulo é uma trajetória que contem todos os elementos da iniciação cristã: encontro com Cristo, conversão que brota da fascinação do encontro, inserção na vida da comunidade, conhecimento bíblico e doutrinal sempre em processo de crescimento e decisão pela vida missionária. Paulo é um fundador de comunidades, verdadeiro protetor dos grupos de reflexão, da Igreja nas casas.
O ANO PAULINO é um reavivamento da ética cristã. É a ética do seguimento de Jesus, ética do discipulado, da vida no Espírito e não na carne. Temos em Paulo uma decidida ética sexual, matrimonial, familiar e social. “A fé sem obras é morta” (Tg 2,20) e “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) Nossa cultura voltou ao paganismo pela idolatria, imoralidade, consumismo e individualismo.
A “ciência da cruz” tem em Paulo um discípulo fiel. Os sofrimentos fizeram dele um mestre da teologia da cruz. Paulo é uma personalidade invejável que tem energia indomável, obstinação missionária, vontade férrea, ternura de mãe, calor humano, mística e oração.
O ANO PAULINO tem tudo para fortalecer-nos na espiritualidade e mística da dor em favor da salvação dos irmãos, da glória de Deus, do testemunho dos mártires, da intrepidez missionária.
Paulo é catequista, pregador, teólogo, pedagogo, estrategista. Catequiza nas cidades e periferias, nos templos e nas casas, prepara catequistas e pregadores, sabe inculturar a mensagem, sofre pela fidelidade à sã doutrina, corrige os erros, anima os catequistas, trabalha com seus colaboradores e ganha o pão com suas mãos.
Paulo catequiza com sua vida, sofrimentos, escritos e na cadeia escreve livros de catequese. É um catequista convertido, discípulo, perseguido, prisioneiro, viajante, sofredor, orante, místico, teólogo. O ANO PAULINO consolidará o ANO Catequético e toda a catequese.
Coordenação Paroquial dos Grupos de Famílias
Marlene K Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário