terça-feira, 31 de março de 2009

Encontro de Estudo - Ano Catequético - 12/03/2009

ENCONTRO DE ESTUDO- ANO CATEQUÉTICO-SANTA BÁRBARA 12/03/2009

Numa 5ª feira extremamente quente, nos reunimos no salão de festas da Paróquia Santa Bárbara, aprox. 160 pessoas para o DIA DE ESTUDO DO ANO CATEQUÉTICO. O ambiente foi preparado com carinho. Tudo muito bonito. Pe Bento, Pe Eloir e Salete se revezaram utilizando a metodologia –Ver-Julgar- Agir.
Pe Bento acolheu a todos alegremente e animou a espiritualização que foi muito bem planejada, perfeitamente contextualizada centrada no APRENDER CAMINHANDO COM O MESTRE, OUVINDO O MESTRE E AGINDO COM O MESTRE.
O encontro contribuiu e muito para refletirmos sobre algumas práticas da nossa Igreja, da nossa Paróquia, das nossas comunidades.
Vamos pontuar algumas falas bem significativas:
O Ano Catequético pretende impulsionar e dinamizar as atividades pastorais da Igreja. A Catequese é uma dimensão de toda a ação evangelizadora. Não é, portanto, uma ação restrita aos catequistas, mas pertinente a todo cristão. É um processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos.
Isso aponta para um novo paradigma da catequese A RENOVAÇÃO DA ATUAL ESTRUTURA PAROQUIAL, A CONVERSÃO PASTORAL que torna a catequese um caminho para o discipulado, que deve acontecer no mundo e estar aberto às necessidades e desafios da realidade. ( o encontro por si só já demonstrou como é difícil romper com as resistências. A maioria quase absoluta dos presentes ao Estudo ainda era composta por catequistas de crianças, da preparação dos sacramentos.)
Para o Pe Bento nem sempre Igreja cheia, é, sinônimo de povo evangelizado. Discípulo não é platéia. Discípulo não repete sem reflexão. Não se acomoda. Discípulo tem brilho no olhar, se encanta com o Mestre, quer crescer tendo o Mestre como inspiração, deseja contagiar o outro com o processo de descoberta que está mudando sua vida.
Discípulos abraçam a missão com fé e esperança. Enfrentam as dificuldades e fazem novos discípulos conscientes, ativos e apaixonados pela missão. Discípulos são pessoas empolgadas pelo permanente aperfeiçoamento do seu “saber fazer” catequético o que consequentemente os tornam pessoas mais competentes na vida como um todo.
No novo tempo, novas linguagens. Se sua linguagem não for uma nova linguagem ...” a platéia não será tocada “e tudo será como dantes no reino de Abrantes”. Ex: como a versão da criança sobre Moisés e a passagem do Mar... “mãe, se eu te contasse como a catequista falou, garanto que tu não entenderias...” Ou o Pe em 2009, demonstrando desconhecer completamente a nossa realidade citando como exemplo num casamento... “ quando o marido chega a mulher deve ir correndo por a comidinha no prato para ele.
Quando o discípulo não se atualiza, estuda, pesquisa, ele fala, mas, as pessoas não ouvem. Quem gosta de aprender, dentro e fora da Igreja, será sempre mais criativo, terá mais recursos para dar conta da sua missão. (DNC,151), quer seja lendo os documentos da Igreja, conhecendo experiências pedagógicas bem sucedidas, aplicando conhecimentos de ciências humanas, porque Igreja e Sociedade não são dois mundos isolados.
Quem ignora, quem não ouve primeiro o que está no coração das pessoas pode até reunir platéia, reunir platéia qualquer um faz, mas multiplicar seguidores, evangelizar é tarefa para e do discípulo. E para o Pe Eloir o CPP/CPC é o espaço privilegiado para se ouvir o que está no coração das pessoas.
O verdadeiro catequista ouve antes as perguntas cada vez mais complexas do outro e responde-as com respostas novas, que atendam as necessidades do mundo sem, porém, perder o eixo central. Sem descuidar da simbologia, da acolhida, do ir ao encontro...
E não se preocupe em fazer muito, preocupe-se em fazer bem, recomenda o Pe Bento. Lembre-se que Deus não precisa de você, mas ele quer contar com você. E o Espírito Santo impulsiona os que fazem a sua parte: estudam, pesquisam, preparam-se, fazem uso das novas linguagens para dialogar com a sociedade atual.
O Estudo do Ano Catequético vai nos questionar, vai explicitar a catequese como caminho para o discipulado. Pois ser discípulo hoje é caminhar... é ter iniciativa... (ir ao encontro), é escutar...(descobrir a realidade do outro), é ouvir ...(interessar-se verdadeiramente), é enxergar ...(excluídos, anônimos, esquecidos), é não desanimar com a cruz.

Marlene Kubaski Colombo
Coorden. Paroquial dos Grupos de Famílias
Paróquia N.S. da Salete

Nenhum comentário:

Postar um comentário