terça-feira, 31 de março de 2009

CEBs ECOLOGIA E MISSÃO

CEBs ECOLOGIA E MISSÃO

CEBs POVO DE DEUS CUIDANDO DA VIDA

18/19/20 DE ABRIL DE 2008 – LAGES /SC

(AS FOTOS DO EVENTO ESTÃO NO SITE DA DIOCESE DE JOINVILLE)


Marcaram presença no evento D. Oneres Bispo de Lages / D. Manoel Bispo de Chapecó / D. Clovis Bispo Anglicano de Florianópolis/ Pastor Inácio da Igreja Luterana de Chapecó / Representantes Indígenas / D. Paulo Bispo de Criciúma / De Minas Gerais o artista Mineiro autor do Cartaz Luiz Henrique / Do Amapá o especialista em Bíblia Sandro. Também muitos religiosos e religiosas e centenas de leigos.
Lages se empenhou e recebeu maravilhosamente bem os mais de 800 delegados vindos de 10 Dioceses Catarinenses. A produção dos trabalhos se deu em 4 blocos diferentes. O bloco Terra através da poesia falou da relação CEBs Povo / O bloco Água através do canto falou da relação CEBs Deus / o bloco Ar através do Teatro de CEBs Cuidando e o bloco Fogo através da Pintura de CEBs Vida.

Vivenciamos lá momentos de muita emoção, muita alegria, interação, e profundas reflexões. Na viagem tivemos também o prazer de contar com a companhia do Pe Bento como animador.

Partilharemos um pouquinho do conteúdo trabalhado em Lages
.
CEBs fazem visível o rosto de Deus no meio do povo.O Deus dos peregrinos, dos pequeninos que se expressa concretamente nos Grupos de Famílias quando refletem a realidade da comunidade. CEBs humanizam as pessoas.

CEBs insistem teimosamente, porque acreditam que um outro mundo é possível. “A tristeza pode durar até o anoitecer, mas, a alegria vem com um novo amanhecer.”

Nas CEBs se houver comprometimento no seguimento ao exemplo de Jesus, teremos profetas, ousados capazes de lutar em defesa da vida. “Deus criou o infinito para a vida ser sempre mais.”

Precisamos de uma pastoral de conjunto e uma formação permanente que nos desinstale e nos torne capazes de atitudes, testemunhos e presença no meio do povo de Deus. Precisamos de espiritualidade que se manifeste nas ações, na partilha do tempo, do que se é, e do que se tem.. Fé é fidelidade é vida. Fé não é crença. As crenças nos dividem.

Cuidar da vida é ter coragem de enfrentar os lobos que enriquecem muito as custas das lágrimas de outros. A bíblia fala de Pastor não por causa das ovelhas, mas por causa dos lobos. Se não existissem os lobos não haveria necessidade de pastor. E os lobos são vorazes. Acumulam, destroem, corrompem, subvertem. Quando erguemos nossas vozes em defesa da vida estamos realmente combatendo os lobos?

Deus nos anima a lutar contra os lobos para derrotar a morte. Precisamos ouvir e acreditar no “Não tenhas medo, eu estou contigo”. O nosso Deus é o Deus vencedor da morte. Ela é forte, poderosa, precisamos de coragem. Mas Ele nos dá coragem, Ele nos dá suporte, nos dá ferramentas para o serviço, para sair ao encontro dos pequeninos, do seu povo. Construindo a justiça, a paz, combatendo a corrupção, enxugando as lágrimas, protegendo o meio ambiente, defendendo um desenvolvimento sustentável..

O modelo de Igreja CEBs sofre resistência porque ensaia a fraternidade, a solidariedade, a partilha do pão para todos. Mas quando a Igreja é perseguida é porque está fazendo, está incomodando. Está praticando o evangelho. Está permitindo a atuação do Espírito Santo. Não esqueçamos as palavras de Lucas: “Ai de vocês se não forem perseguidos, serão falsos profetas.”

O que nos faz CEBs é ser fiel ao Deus dos pobres e aos pobres de Deus. ( “ Eu vi o clamor do meu povo). Do povo que grita, não que faz gritar. Que chora não que faz chorar, que é oprimido não que oprime. Povo de Deus é o que sofre. É o que é rejeitado. Nós pecamos contra o Espírito Santo quando estacionamos na louvação, quando não vamos ao encontro do pobre, quando não enfrentamos os lobos, quando não saímos, quando evitamos o chão da comunidade. Por isso nas celebrações fazemos a memória dos mártires. Para não cairmos em tentação e pecarmos contra o Espírito Santo que segundo a bíblia é o único pecado que não será perdoado.

Espiritualidade é o que o Espírito faz em nós. È a força que transforma pecadores, covardes, omissos em instrumentos de vida. “Vai, eu te envio”. O Reino de Deus está aí ao lado do povo cuidando da vida. Tomé não acreditou que os amigos viram Jesus, porque Tomé não percebeu alegria, entusiasmo, encontrou tudo igual quando chegou portas fechadas, e gente medrosa, falando baixinho.Tomé não acreditou porque não viu sinais de Jesus nos presentes. Somente se for possível perceber em nós, nas CEBs, nos Grupos de Famílias os sinais de Jesus o povo pequeno, sofrido, excluído, humilhado, prostituído, explorado acreditará em nós.
Fiquemos com a mensagem: Vá e faça acontecer na tua comunidade. Torne visível o rosto de Cristo.

MarleneK Colombo


COORDENAÇÃO PAROQUIAL DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS
PARÓQUIA N. SENHORA DA SALETE
DELEGADOS: MARLENE KUBASKI COLOMBO
HORTÊNCIO BEZERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário