quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA ANIMADORES

Paróquia N.S.Salete

Coordenação Paroquial dos Grupos de Famílias
Capacitação para animadores

Objetivo Geral

Motivar os animadores para que coloquem seus talentos e carismas a serviço da comunidade com simplicidade de coração.

Incentivar o fazer comprometido, inclusivo, evangelizador


Estimular o escutar, o dialogar e a virtude da paciência diante das diferenças e dificuldades.


Justificativa

Os Grupos de Famílias, contribuem para a Igreja retomar a missão. Como espaço de catequese, de convivência fraterna, de transformação social. Os grupos de Famílias buscam a comunhão, a fraternidade, a justiça, a alegria dos ensinamentos de Jesus. Portanto participar deles é uma forma eficiente de praticar a missionariedade. Este modelo de Igreja família, doméstica exercita a ternura, a gratuidade, a acolhida, a misericórdia. Oportuniza a todos aprenderem e ensinarem, trocarem suas experiências, vivendo concretamente o amor e a solidariedade.
A função de animador é importante como articulador, uma pessoa consciente, alegre, animada, convicta da importância do Grupo e de sua missão. CAPAZ DE ANIMAR O SEU GRUPO, SUA COMUNIDADE. O animador sabe que teoria e prática precisam andar juntas. Sabe se comunicar, tem experiência de trabalho de grupo, disposição para ensinar e aprender e é criativo.
O animador traz vida, dinamismo para dentro do grupo. Cria comunhão, planeja junto, tem a Bíblia como instrumento de maior orientação, coloca Jesus Cristo no centro do grupo, demonstra um grande amor pela vida.
O animador precisa saber administrar problemas com jeito, com respeito. Valoriza o que o grupo sabe fazer, incentiva, elogia, promove o perdão, a amizade.
O animador sabe ouvir, presta atenção no outro. Dá vez a todos para se expressarem, falarem darem sugestões.
Proporciona situações para que o grupo tenha mais vida. Descentraliza o poder. Encoraja o grupo. Faz visitas.
O animador é o coração do Grupo de Família. O animador é a voz da comunidade. o animador sabe que precisa contribuir para formar redes de comunidades que vivam a “mesma fé, o mesmo batismo, a mesma esperança e o mesmo senhor” (Ef 4,1-7)
Ao longo da história Deus contou com pessoas, lideranças firmes, e comprometidas com o seu projeto, para mostrar que ele jamais abandonara seu povo. Seu Filho Jesus foi enviado com a missão de criar o Reino de Justiça, amor, igualdade, fraternidade. Para dar continuidade à sua missão, Jesus convida os apóstolos e eles saem pelo mundo para anunciar, e as pessoas que aceitavam a pregação formavam comunidades. Em cada comunidade escolhia-se um responsável para animar os companheiros. E hoje novas lideranças continuam sendo chamadas, para exercer um serviço NA COMUNIDADE, ASSIM COMO VOCÊ. E para dar coragem aos seus seguidores, Jesus envia o ESPÍRITO SANTO.
A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS tem portanto a contribuição do ESPÍRITO SANTO.
para convidar e conquistar as pessoas para participar.
para preparar com carinho o tema de estudo.
para providenciar com carinho o que se pede para o encontro
para respeitar o dia dos GRUPOS DE FAMÍLIAS
Contem com o ESPÍRITO SANTO durante TODO O ENCONTRO o acolher / o rezar / o cantar / a distribuição de tarefas / o uso da Bíblia / o fazer memória / a reflexão / o debate / a participação de todos / o respeito a fala do outro, sem monopolizar, sem desviar do assunto / a valorização da fala do outro / a preparação do próximo encontro / os gestos concretos / a avaliação do encontro.
Aos Grupos de Famílias cabe construir comunidades autênticas e comprometidas com o Projeto de Jesus Cristo. Comunidades que repartem serviço. Onde as lideranças exercitam o organizar e não o dominar. Onde a fé e a vida são celebradas na luta pela justiça, dignidade e direito para todos. Onde acontece a partilha fraterna, a entre ajuda, a solidariedade. Onde as decisões são democráticas e partilhadas. Onde as pessoas aprendem em comunhão. Onde todos se educam num relacionamento fraterno. Onde todos podem falar com liberdade e autonomia, mostrando sua criatividade, seu jeito de ser.

A finalidade dos grupos é vivenciar mais a fé nas comunidades / formar a consciência crítica / conhecer melhor a palavra de Deus / capacitar lideranças /formar comunidades participativas / evangelizar.

Na comunidade os GRUPOS DE FAMÍLIAS tem a missão de preparar e animar as liturgias / participar e ajudar na preparação das festas da comunidade / organizar festinhas de aniversário / participar de encontros / ajudar os pobres da comunidade / participar nas organizações e movimentos populares em luta pela dignidade e direito da comunidade / preocupar-se com o lazer do grupo / fazer celebrações / preparar pessoas para recepção dos sacramentos / ajudar na resolução de problemas / ser solidário.

OS ANIMADORES SÃO O CORAÇÃO DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS E A VOZ DA COMUNIDADE.


O PLANO PASTORAL DEFINIU “QUE OS MEMBROS DOS SERVIÇOS: PASTORAIS, MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES DEVEM PARTICIPAR DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS EM SUAS PARÓQUIAS COMO ESPAÇO COMUM PARA TODOS OS DISCÍPULOS E DISCÍPULAS DE JESUS, FORMANDO VERDADEIRAS COMUNIDADES ECLESIAIS”

Marlene Kubaski Colombo Coordenadora Paroquial dos Grupos de Famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário