quinta-feira, 28 de maio de 2009

AUTO AVALIAÇÃO PARA LÍDERES

AUTO AVALIAÇÃO - Indispensável na caminhada – PARA TODO LÍDER

ELA DEVE SER PERIÓDICA, DEVE NOS ORIENTAR, MOVER PARA OS OBJETIVOS DA CAUSA DE DEUS.

NOS AFASTAR DA VITRINE DAS VAIDADES.

Sua fase é de erros ou acertos??? Está ligado no que deve fazer?? Não está apenas levando de barriga??? Se lamuriando.? Ignorando a dinâmica da equipe?
Se caíres sete vezes procure levantar-se oito. (Provérbio )

Você dá sentido as coisas que faz? Ou fica só correndo de um lado para outro como um galo cego??
Que sentido tem correr se estamos no caminho errado (Provérbio )

Você vive repetindo mesmices só por teimosia??? Daqui eu não saiu, daqui ninguém me tira??? E nada de novo acontece?
O sabio pode assentar-se num formigueiro, mas só o tolo continua assentado. (Provérbio)

Onde consomes mais energia: te lamuriando, enumerando defeitos nos outros ou animando os que estão dispostos a continuar???
Quando o carro se quebrar, muitos acorrerão para dizer por onde não devias ter passado
Provérbio

O ranço paralisa, desanima os outros. Qual é o sentido de ver o errado e não AGIR para transformá-lo em certo???
Causa menos mal fazer na dúvida que descansar no erro. (Alessandro Manzoni )

O que você faz com as boas idéias que ouve? Deixa-as guardadas a sete chaves???
As idéias não são responsáveis pelo que os homens fazem delas. (Werner Karl Heisenberg )

Porque você tem medo de assumir liderança, mesmo quando a turma está em alta, está fazendo acontecer??? Você não tem consciência de para onde está indo?
O mundo inteiro se afasta quando se depara com alguém que sabe para onde está indo.
Antoine de Saint-Exupery

Sua prática tem algum sintoma de fazer por fazer; ocupar funções só por status, não se interessar pelas coisas, não buscar soluções, demorar, atrasar, negligenciar, esperar que os outros chamem, avisem, cobrem, sem avaliar os prejuízos para o conjunto, para a equipe???
Na vida não existem prêmios nem castigos, mas sim consequências. ( Robert Green Ingersoll )

Na sua função você está realmente ajudando os outros ou só ocupando posto???
Como não existe nada mais precioso que o tempo, também não existe maior generosidade que o perdermos ajudando aos outros (Marcel Jouhandeau )

Você tem consciência da mobilidade do mundo.Que sem dinamismo, mudança, transformação, criatividade as coisas envelhecem e morrem??? Você está levando vida ao seu grupo ou todo mundo anda chateado???
Deveríamos usar o passado como trampolim e não como sofá. (Harold MacMillan )

Avalie-se com seriedade. Talvez esteja chegando a hora de fazer o caminho das águias.
SE SOMOS FIÉIS A JESUS, SEUS SEGUIDORES, LEVAMOS VIDA NOVA PARA OS OUTROS.

O NOSSO FAZER POR FAZER, SEM AMOR, DE FORMA ESTABANADA, IMPROVISADA, APRESSADA, NÃO VAI ATRAIR NINGUÉM, SÓ FAZ AS PESSOAS SE FECHAREM, SE AFASTAREM.

O AMOR NOS FAZ FAZER MARAVILHAS, QUEM AMA POUCO RECLAMA. E FAZ AQUILO QUE SE COMPROMETEU A FAZER, SEM DESCULPAS, SEM DELONGAS.

A baixa auto estima nos faz aceitarmos muitos cargos e em todos acabamos por deixar a desejar. A baixa auto estima não se corrige com status, mas com verdadeira doação ao próximo. Quem tem baixa auto estima só reclama, pouco produz, atrapalha mais que ajuda na função de liderança. È um peso. A função POR SI SÓ não resolve o seu problema.

A auto avaliação nos faz olhar para dentro. Busca dar respostas a si mesmo, sem mentiras, dissimulações, e engodos. O que realmente está me movendo???

Minhas ações sinalizam para Jesus Cristo ou são ambíguas. E comprometem o grupo ao qual pertenço. Sou a força propulsora na comunidade? OU PROMOVO DIVISÕS? È visível em mim o espírito de Deus? OU NADA DÁ CERTO SOB A MINHA COORDENAÇÃO???

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão, porque suas unhas compridas e flexíveis não conseguem mais agarrar as presas de que se alimenta. E as asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas apontam contra o peito, dificultando o vôo. Então a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher num ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Após encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico numa parede até conseguir arrancá-lo. Depois disso, espera que nasça novo bico, com que vai arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após 5 meses sai para o famoso vôo de renovação para viver, mais 30 anos. Enquanto dura esse processo suas colegas a alimentam...

E VOCÊ, PRECISA MORRER OU VAI TOMAR A DIFÍCIL DECISÃO DE ENFRENTAR UM DOLORIDO PROCESSO DE RENOVAÇÃO.

NÃO É JUSTO VOCÊ CONTINUAR EM CIMA DO MURO. BRINCANDO DE FAZ DE CONTA. NÃO É JUSTO VOCÊ SER UM PESO PARA O GRUPO.
REFLITA AINDA SOBRE ESSAS DUAS BOAS CONTRIBUIÇÕES .

Fuja de elogios, mas esforce-se por merecê-los. (François Fénelon)
Ganha-se justiça mais rápido se fizermos justiça à parte contrária. (Mahatma Gandhi)

E TOME SUA DECISÃO. PARA O BEM DA CAUSA DE DEUS. ESCOLHA SER UM VERDADEIRO LÍDER.

O VERDADEIRO LÍDER NUNCA É UM PROBLEMA, É SEMPRE A SOLUÇÃO.

SUA COMUNIDADE CLAMA POR SOLUÇÃO, POR LÍDER. SEJA VOCÊ ESSE LÍDER.

Marlene Kubaski Colombo - coord. Paroq. G.F. 2009

sábado, 2 de maio de 2009

Refletindo sobre catequese de adultos ...

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SALETE
COORDENAÇÃO PAROQUIAL DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS


Refletindo sobre catequese de adultos com a Irmã Marlene Bertoldi



(Assunto do encontro do dia 04/04/2009 – no Auditório São José – “CATEQUESE DE ADULTOS” onde estiveram nos representando a Graça e a Antonia – Coordenadoras dos Grupos de Famílias da Comunidade N.S. DE FÁTIMA do Cristo Redentor)


Diante da realidade atual, extremamente complexa, contraditória e fragmentada, quem trabalha com catequese de adultos precisa ter clareza sobre o que quer, onde quer chegar. Ter sensibilidade para perceber como, quais os meios, as estratégias que podem ser utilizadas para melhor despertar a busca de realização, a vivência dos valores humanos e da dimensão religiosa.
No mundo atual, frente às inúmeras “sedes” incapazes de serem saciadas com alternativas superficiais. Encontrar “água” é um grande objetivo.
A catequese precisa perceber o contexto REAL do ADULTO. Sua imensa diversidade de sonhos, motivações, inquietações, experiências... cultura, situação, realidade... seu relacionamento com DEUS, com os OUTROS, e CONSIGO MESMO.
A caminhada para a fé perpassa toda a sua vida, em todas as suas dimensões.
Durante nossa vida terrena vamos buscando e criando resistências, assumindo decisões, aprendendo a se defender para poder sobreviver. O jeito individualista de se viver atualmente, faz com que se percam as posturas morais, se relativize a vida e se pratique ações que geram morte.
A sociedade moderna cria o mundo ilusório do visual e a religião caminha para a satisfação das necessidades imediatas e de forma individual.
O ADULTO como sujeito da evangelização busca: dar sentido a sua própria vida/ participar/ defender a vida/ reivindicar direitos/lutar voluntariamente, pela justiça, / respeitar o pluralismo, /ser Igreja consciente da convivência harmoniosa.
É a partir dessa realidade, das reais necessidades humanas, que se precisa caminhar.
COMO FAZER para animar, despertar os adultos para o amadurecimento da fé, do compromisso com a vida, do engajamento na comunidade?
Que tipo de motivações oferecemos para os adultos crescerem? Como acolhemos os inúmeros excluídos? Os indiferentes? Os afastados? Os descompromissados? Os apenas seguidores de tradições?
O nosso método, nosso estilo, nosso modo de fazer catequese vai influenciar a vivência das pessoas, a forma de organizar a comunidade, a forma de celebrar, de criar relações fraternas e comunitárias.
A catequese deve estar atenta no entrelaçamento entre vida e fé. Essa interação só se torna possível se for formulada na linguagem de cada cultura, de cada povo, de cada pessoa para ser compreensível e assumida com maturidade.
A catequese precisa ser sensível a cada aspecto da experiência humana: os relacionamentos familiares e grupais, as convivências no trabalho e no estudo, os confrontos existenciais: morte, nascimento, doenças, dor. A catequese precisa preocupar-se com experiências individuais e sociais: luta pela vida, dignidade, paz, justiça, moradia, saúde, educação, direitos humanos, ecologia...
A catequese precisa ajudar homens e mulheres a interpretarem e julgarem suas experiências a luz dos ensinamentos de Jesus.
A comunidade é o lugar da história, da experiência do encontro, dos relacionamentos. Do crescimento da fé, da catequese permanente.
Os membros da comunidade através da participação, da vivência, do compromisso, da celebração, da partilha e missão testemunham o seguimento de Jesus Cristo.
Ao catequista compete motivar e transformar as comunidades em espaço de encontro, de festa, de convivência, de acolhida e de compromisso.
A fé é dom de Deus, mas precisa ser conhecida, professada, celebrada, comprometida na construção e crescimento da vida. O aprofundamento da fé exige atualização contínua. A fé se faz caminhando, aprendendo com o Mestre Jesus. Para interpretar, confrontar, iluminar a existência humana a catequese precisa buscar a fonte de água que é a Bíblia, (a palavra de Deus), que faz a pessoa parar, analisar, retornar e assumir novos caminhos. A palavra de Deus atinge a pessoa e a convoca a construir a comunidade. A Leitura Orante da Bíblia leva o adulto à conscientização e aponta para o compromisso da ação transformadora da sociedade.
A catequese precisa despertar o adulto para que a Palavra de Deus seja fonte de caminhada e confronto com sua vida.
O modelo de catequese de adulto precisa ser buscado na PALAVRA DE DEUS. Deus entra na história humana e se faz caminho, porém é paciente e respeita o processo de entendimento e de crescimento do seu povo. Os adultos devem ser encaminhados a lerem, no cotidiano de suas vidas, a presença libertadora de Deus na história. No novo testamento Jesus através de suas palavras, sinais, obras e vida, propicia aos discípulos fazerem experiência do novo modo de se relacionar entre si e com Deus e descobrirem o novo jeito de viver a fé. Jesus foi companheiro dos discípulos nas dificuldades, dúvidas, angústias, foi parceiro de escuta e de diálogo. ACOMPANHA, PERMANECE JUNTO, OUVE, PARTILHA, QUESTIONA E DÁ ESPAÇO PARA TODOS. DESPERTA PARA O COMPROMISSO, RESPEITA CADA ADULTO NO SEU MODO DE SER E VIVER MOTIVANDO, PORÉM, A MUDANÇA DE VIDA...
As comunidades precisam dar continuidade à missão de Jesus. Adultos convictos, perseverantes na vivência, no testemunho, na partilha, no anúncio da palavra, precisam assumir essa missão. Tendo como imagem da missão o caminho, que não descarta os desafios, as fraquezas, as crises, os confrontos, as lutas provenientes do ajuste e uma nova proposta.
A pessoa humana aprende sendo, fazendo e convivendo.
Por isso a catequese de adulto necessita levar em conta: o aprender aprendendo (mudança de vida);
Tratar o adulto como adulto ( entender aspirações, sentimentos, o modo de ser, de viver, interagir as potencialidades, as capacidades e conhecimentos.)
Partir das inquietações, perguntas, sonhos, conquistas. (ir ao encontro)
Valorizar a vivência grupal (sujeitos e parceiros de caminhada)
Trabalhar as motivações ( liberar e dirigir energia de uma pessoa para livre aquisição de conhecimento, uma atitude, uma capacidade desejável e possível.
Levar em conta as experiências e a sabedoria do adulto como conteúdo. (respeitar, valorizar, dar sentido)
Valorizar momentos celebrativos: (resgatar o caráter religioso das festas litúrgicas)
Favorecer a dimensão do lúdico no processo da fé ( festejar, brincar, visitar, passear, lanchinho junto)
Aproveitar a riqueza das múltiplas linguagens (simbólica, silenciosa, ritual, imagem, poesia, música, icônica, internet, rádio, tv)
Parar, retomar e caminhar (Construção do conhecimento)
Estar a caminho como eternos aprendizes (itinerário permanente)
Propor um processo de iniciação na dimensão catecumenal ( assumir a fé como compromisso pessoal e comunitário)
Avançar para organização e um itinerário aberto.(a educação da fé e a iniciação a vida comunitária deve ser adaptado aos interlocutores quanto a linguagem, a cultura, ao conhecimento as etapas da vida.
E qual o Método ideal???
Jesus encontrou formas de instruir, questionar e provocar mudanças. Nós precisamos avançar na reflexão e nas práticas com os adultos. Encontrar formas novas, métodos renovados, ações atraentes, organizadas e envolventes., UM NOVO ARDOR, CAPAZ DE CAPACITAR A UM NOVO ENCANTAMENTO POR DEUS.


MARLENE KUBASKI COLOMBO
COORDENADORA PAROQUIAL DOS GRUPOS DE FAMÍLIAS