quarta-feira, 4 de abril de 2012

A FALTA DE RESPEITO

A FALTA DE RESPEITO
Queremos relembrar algumas falas pertinentes de um artigo escrito pelo Prof. Dr. Gildo Volpato- Reitor da Unesc com referências ao tema.
No seu artigo ele fazia referência ao pensamento de Leon Trotsky que dizia que: “os homens não tem muito respeito pelos outros porque tem pouco até por si próprios.”
Dizia também que o velho ditado popular “morro e não vejo tudo”, atualmente pode ser substituído por “vejo tudo e não morro”.
Estamos falando nesse assunto hoje porque fica evidente no verão a falta de consideração e respeito pelos outros. A começar pelas longas filas de espera na BR101. Se multiplicam os“espertinhos”que procuram interfúgios para driblar os outros. Esses mal educados, desrespeitosos ultrapassam na maior cara de pau pelos acostamentos ou por estradas laterais, de chão, e entram mais à frente fazendo com que a fila , ande cada vez mais devagar, ou pior, não ande.
Desrespeitosas são também as autoridades que até agora não conseguiram mudar esta realidade.
Outra questão muito comum neste período do ano são os exageros na altura do som, da música. Impressiona tamanha falta de sensibilidade, de respeito, pois para muitos ouvidos a música não é audível, é ensurdecedora.
E não raras vezes a caixa de som ao invés de estar voltada á casa de quem faz a festa, o que talvez provocasse a necessidade de diminuir o som, está voltada para a rua, ou para casa do próximo, perturbando a paz dos outros, que não raras vezes não podem conversar, nem ver televisão, ou ouvir a própria música. E muito menos dormir.
Haja paciência, haja tolerância para suportar tamanha ignorância.
O pensamento de Henri Fréderic Amiel é esclarecedor quando afirma que a “bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver”.
É preciso saber viver...saber viver... saber viver...